fbpx

Por que você ainda vai usar um simulador?

O treinamento virtual realizado por um simulador atende muito bem a geração Y. Geralmente são ansiosos, hiperativos e altamente engajados com as tecnologias atuais. Gostam de praticidade, rapidez e certa liberdade para produzirem mais e melhor.

Os cursos e treinamentos tradicionais são muito focados na informação teórica e não surtem o efeito necessário como um treinamento virtual que avalia comportamentos. Por isso, o simulador é a melhor solução para engajar pessoas com maior eficiência. Entenda como.

Por que usar simulador?

Alguns fatores irão influenciar na decisão de utilizar um treinamento com simulação virtual, mas o mais importante será a economia do RH (Recursos Humanos) com os incansáveis cursos e treinamentos baseados em informações que, muitas vezes, os colaboradores já sabem, mas precisam de um treinamento mais eficiente para aprender na prática.

A aprendizagem experiencial permitirá um melhor entendimento do funcionário para aprender o trabalho que deverá realizar, melhorará o seu desempenho e, de quebra, aumentará o ROI (Return On Investiment) da empresa. Acompanhe!

1 – O conhecimento prático vai além da teoria

Quantas vezes aprendemos procedimentos durante cursos e treinamentos com base teórica e na hora de colocar essa aprendizagem em prática ficamos perdidos? Isso é muito comum, pois não há uma experiência vivenciada e isso distancia os resultados entre o aprendizado teórico e o real comportamento apresentado.

Nem sempre o que sabemos na teoria pode ser colocado em prática com tanta eficiência como pensávamos e a simulação com treinamento virtual possibilitará a mudança de comportamento a partir do conhecimento na prática. É uma ferramenta fundamental para gestores de desenvolvimento de equipes identificarem, compreenderem e avaliarem, através de situações simuladas virtualmente, o comportamento de seus colaboradores em momentos de alta tensão. É nessa hora que o gestor e o colaborador tomam consciência da grande diferença entre a teoria e a prática na aprendizagem.

2 – Avaliação de comportamentos diante de situações críticas

Nos momentos de maior tensão, abandonamos todo o nosso conhecimento, o consciente, e deixamos entrar em cena o subconsciente, fazendo-nos agir por instinto. Sabemos o que devemos fazer nesses momentos pelos conhecimentos teóricos, mas não conseguimos colocar em prática e, depois que o momento de tensão passa, podemos avaliar o quanto as duas experiências são distantes.

O treinamento com simulador virtual permite uma reflexão dos comportamentos apresentados nessas situações e, com o tempo, ela será automática e acontecerá durante o processo. Nessa etapa, a mudança de comportamento já é percebida por causa das reflexões que serão incorporadas ao seu subconsciente.

3 – O aprendizado na prática é mais rápido

A utilização do simulador virtual para treinamento de colaboradores será benéfico para preencher o espaço que fica entre o conhecimento teórico e a prática. O conhecimento na base da prática encurta o caminho para a aprendizagem e elimina possíveis dúvidas que ficariam na mente do colaborador.

Ainda, é uma grande oportunidade para incentivar a reflexão sobre seu comportamento e vivenciar novas experiências e descobertas no processo. Isso só é possível em um ambiente seguro para dar ao profissional a liberdade que precisa para abandonar a sua zona de conforto e experimentar novas ideias. O treinamento com simulador virtual será esse ambiente. Erros poderão ser cometidos até que se tornem eficientes. E o mais importante é que não haverá qualquer risco para o funcionário e a empresa.

4 – Melhor metodologia de ensino para adultos

Adultos têm um maior potencial em aprender algo quando vivenciam uma situação, seja positiva ou negativa. Principalmente no ambiente corporativo, aprendem mais e melhor colocando as suas habilidades, conhecimentos e experiências em prática.

Questionadores como são, precisam entender por que estão fazendo o treinamento para conectarem a aprendizagem com a solução dos problemas propostos. Assim, o conteúdo da aprendizagem terá mais valor para eles e o treinamento com simulador virtual terá um papel fundamental nesse processo, sendo responsável por integrar melhor o profissional ao conhecimento na prática.

5 – Um simulador alia o conhecimento com experiência

A aprendizagem na prática pode aliar o conhecimento teórico com as experiências vivenciadas através do domínio cognitivo que temos. Todo o nosso conhecimento, capacidade intelectual e de pensar, cruzam com o domínio afetivo, as emoções, e resultam em uma atitude ou comportamento. O domínio psicomotor é a resposta física do que nos foi ensinado e reflete as nossas habilidades.

Dessa forma, para ter um colaborador eficiente e engajado na função, todos esses fatores devem ser englobados no treinamento e focar na criação e mudança de comportamentos. Isso, só um treinamento com simulador virtual concede.

Adotar um simulador virtual para treinar seus colaboradores melhorará a relação custo/benefício dos investimentos em desenvolvimento de equipes. Será uma grande vantagem para a capacitação de funcionários e a otimização da produtividade da empresa.

A Oniria desenvolveu uma série de Simuladores Virtuais de máquinas pesadas, prontos para instalar e usar. Saiba mais…

Conheça Um SIMULADOR de Guindaste Portuário

Assista o Vídeo: SGO no Brasil Offshore

Assista o Vídeo do SIMULADOR DIGGER DERRICK