fbpx

Porque o storytelling melhora treinamentos corporativos

Treinamentos longos e cansativos resultam em baixa adesão e poucos resultados no meio corporativo. Apesar de toda a informação estar disponível, parece faltar engajamento das pessoas para reterem os conhecimentos durante uma capacitação.

Uma saída para melhorar a comunicação nos treinamentos, está no uso do Storytelling, ou seja, na “contação de histórias”. Desde o início dos tempos quando os meios de comunicação ainda era primitivo e limitado, já havia o Storytelling.

O que é Storytelling?

Storytelling é um termo em inglês comumente utilizado para se referir ao ato de contar histórias, mas ele não se restringe ao ato apenas da forma verbal. Storytelling nos remete ao meio mais relevante de um “comunicador” transmitir uma história a outros “espectadores”. Ou seja, é a forma mais adequada de transmitir uma mensagem através de uma história utilizando os meios que forem necessários para o melhor entendimento dos receptores da mesma.

Isso significa que não há limitação para que uma história seja contada, desde que a sua mensagem principal seja transmitida de forma eficaz. Uma história pode ser contada pela forma verbal, escrita, audiovisual ou até mesmo por jogos virtuais (serious games).

De que forma o Storytelling pode ser usado em treinamentos corporativos?

O conhecimento e a cultura dos povos vêm sendo passada geração após geração por meio do ato de se contar histórias. Sejam reais ou fictícias, as histórias têm poder o suficiente para transmitir força, valores e determinação aos seus ouvintes.

Uma história bem contada pode fazer com que aqueles que a estão ouvindo se coloquem no lugar do protagonista, sintam os mesmos sentimentos, tenham as mesmas dúvidas e possam se colocar em seu lugar. Isso é muito eficaz na estimulação do raciocínio lógico pela busca das melhores soluções, colocando em prática valores éticos e de trabalho em equipe.

Dentro do ambiente corporativo, uma narrativa bem estruturada e desenvolvida utilizando as técnicas mais adequadas para o entendimento do seu público (os seus funcionários), será usada para transformar simples fatos e problemas comuns do cotidiano em histórias interessantes. O que é bastante útil em tornar o conteúdo de fácil memorização e o aprendizado mais dinâmico, tornando todo um programa de treinamento corporativo mais eficiente.

Relacionando o Storytelling e os Serious Games com os treinamentos corporativos

Existem muitas formas de se contar uma história, mas os Serious Games aplicam isso agregando várias vantagens.

Os jogos digitais incorporam o Storytelling em sua linguagem, utiliza essa abordagem associada com uma dinâmica interativa de desafios.  O Jogo é capaz de conduzir uma história e testar a atenção do espectador durante seu progresso em uma dinâmica conhecia como game flow.

Eles permitem a interação do espectador com a história, possibilitando que ele possa participar da sua construção e contribuir com o seu desfecho, enquanto aprende novas técnicas e adquire conhecimentos importantes.

SERIOUS GAMES: POR QUE USÁ-LOS PARA TREINAR VENDEDORES?

Leia Também o Ebook: Saiba Como Usar Serious Games a Favor do Treinamento de Profissionais

Baixe o Ebook e Saiba Como Analisar Um Jogo de Treinamento