fbpx

Sua empresa possui bons líderes?

Atualmente a formação de bons líderes, capazes de motivar e inspirar as equipes de trabalho, é uma preocupação que toda empresa que espera se desenvolver deve ter. Estes são profissionais responsáveis não apenas pela divisão de tarefas e pelo monitoramento dos funcionários, mas que também devem incentivar e oferecer direcionamento ao time de produção. Bons líderes ajudam a criar equipes engajadas, não têm medo de chamar a responsabilidade para si, contribuem para a inovação da empresa e estão aptos a assumir cargos hierarquicamente superiores. Em outras palavras são essenciais para que a empresa seja um ambiente produtivo e de mútua colaboração.

Para que o profissional seja um bom líder, é preciso que a empresa invista em ações que ajudem a desenvolver determinadas características em seus colaboradores. São atividades que têm como objetivo estimular características de liderança nos funcionários da empresa. Saiba mais:

Como contribuir para a formação de bons líderes na sua empresa

estratégia empresaInvista em atividades que ajudem a desenvolver o perfil estrategista dos seus colaboradores

Um bom líder também deve ser um bom estrategista. Isso é essencial para que o profissional esteja apto a tomar decisões que efetivamente tragam bons resultados para o desenvolvimento da empresa. Para isso, os colaboradores devem desenvolver uma visão abrangente sobre as mais variadas situações e praticar suas habilidades de comunicação. Além disso, é importante que o funcionário busque conhecimento sobre o que está acontecendo no mercado. Dessa forma, ele tem uma boa base para antecipar situações e garantir melhores resultados para a organização.

mudançaPromova ações que ajudem a desenvolver a resiliência

A resiliência é uma qualidade essencial em um líder. Esta característica está relacionada à capacidade que o profissional tem de se adaptar a mudanças e de lidar com os obstáculos que surgem no dia a dia de trabalho. Um colaborador resiliente encara desafios como oportunidades para crescer pessoal e profissionalmente. Por isso, estão mais capacitados para assumir mais responsabilidades em cargos hierarquicamente superiores.

feedbackIncentive o feedback

Para liderar também é preciso saber avaliar os demais colaboradores e escutar o que outros líderes têm a dizer sobre as próprias atitudes profissionais. Para isso, o ideal é utilizar técnicas de feedback, desenvolvidas para melhorar o processo de avaliação de funcionários da empresa. Enquanto o feedback construtivo contribui para a formação de colaboradores melhor preparados para o dia a dia de trabalho, o feedback positivo ajuda a reforçar características positivas que os profissionais já têm.

gamificaçãoAposte na gamificação

A gamificação é cada vez mais usada nas empresas, exatamente porque é um método que ajuda a sistematizar práticas que levam ao desenvolvimento de lideranças nas organizações. Por meio de desafios, atividades lúdicas e um ambiente de colaboração organizado como um game, o processo da gamificação ajuda a fomentar as características essenciais da liderança, além do engajamento da equipe no trabalho.

Como adotar uma Plataforma de Gamificação

Baixe o Ebook: Como Adotar Uma Plataforma de Gamificação

Confira o Vídeo: Simulação Night Vision Aplicado ao Simulador Mectron