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5 dicas para melhorar o treinamento da sua franquia

Um dos grandes gargalos para uma franqueadora é a manutenção de imagem da sua franquia através da padronização de processos e atendimento em seus franqueados. A chave para a solução desse problema é o treinamento adequado, e apesar de essa informação não ser segredo para quem é do setor de franchising, a diferença entre a teoria e a prática é grande. É comum que, ao iniciar o processo de expansão da franquia, os resultados comecem a aparecer, e com eles também problemas, muitos vindos da dificuldade de adequação das pessoas aos processos definidos. Você sabe como treinar seus franqueados da melhor maneira? Como você pode melhorar o treinamento da sua franquia? Selecionamos algumas práticas, que fazem fundamental diferença na criação e implantação de treinamentos que fortaleçam seu processo de expansão e são o diferencial na sustentabilidade financeira do seu negócio. Confira.

1. Treinamentos na prática

O melhor treinamento é o que pode ser praticado. Benjamin Franklin tem uma citação famosa a respeito disso: “diga-me e eu esqueço. Ensine-me e eu lembro. Envolva-me e eu aprendo”.  Além disso, pesquisas revelam que as pessoas absorvem muito menos uma informação falada ou escrita do que algo que elas tenham experimentado na prática: o fazer ainda é o melhor professor. Faça o possível para entregar um treinamento prático aos seus franqueados em alguma das fases do processo.

2. Documentação que facilite consulta posterior

A criação de manuais e apostilas é a forma mais tradicional de guardar informações e disseminá-las entre os franqueados. Ainda assim, poucos materiais escritos para treinamento realmente facilitam a vida do usuário quando precisa consultar alguma informação. Invista na criação de um material de treinamento pensado a partir da necessidade de aprendizado das pessoas. Um manual de marca deve ser um guia de referência; já um material de treinamento deve conter abordagens práticas de aprendizagem. O ideal é que dê suporte prático ao treinamento que os colaboradores recebem, com exemplos, figuras e, se possível, com vídeos e interatividade.

3. Tire dúvidas

Mesmo que você tenha o melhor treinamento presencial e o melhor manual para franqueados, ainda assim podem surgir dúvidas que, quando sanadas a tempo, evitam mudanças de processos por conta própria do lojista. Crie canais de consulta de dúvidas, pela internet e pelo telefone, se possível, para garantir que seu franqueado saiba que tem a quem recorrer em caso de incerteza sobre qual a maneira recomendada de seguir os procedimentos. Deixe claro para os colaboradores do franqueado quais são esses canais, pois o pessoal de linha de frente é quem garante a aplicação dos processos. Se sua questão é escala, saiba que há maneiras de automatizar o Help Desk para que seja possível sua implantação com eficácia.

4. Consultores

Tenha um pessoal excelente nos processos da empresa que sejam responsáveis por ajudar o franqueado a garantir a melhor entrega. A máxima de que o olho do dono é que engorda a boiada também vale para franquias, e esse olho do dono é seu consultor. Lembre-se que ele não é um fiscal, mas um parceiro do franqueado e da franquia. Seu objetivo não é “dedurar” práticas inadequadas, mas orientar o franqueado e sua equipe para melhoria da qualidade.

5. Tecnologia em treinamentos

O impacto da tecnologia na melhoria de processos de treinamentos já é sentido em diversos setores. A educação de adultos necessita de uma abordagem mais imersiva. Assim, use tecnologias que permitam essa imersão no aprendizado, como simuladores virtuais, por exemplo. Além disso, uma metodologia que utilize técnicas de gamificação (trazer a abordagem dos jogos para o aprendizado) com certeza será mais estimulante para engajar os franqueados na aprendizagem do processo e na manutenção dos padrões operacionais.

Lembre-se que todos os gastos em treinamento para seus franqueados é investimento e não um custo. O treinamento ideal se paga em menos problemas com franqueados, redução de reclamação de clientes, melhora de imagem de marca a partir de experiência positiva de consumidores e pode até reduzir custos com publicidade. Portanto, dedique uma parte significativa dos investimentos da sua franquia em capacitação, e esteja certo que a os resultados positivos aparecerão.

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