Como demonstrar os diferenciais do seu produto para os clientes?
Nos últimos tempos houve uma expansão do mercado global e, com ela, uma grande homogeneidade entre os produtos e serviços oferecidos. Sem agregar um valor adicional, o preço é o diferencial que prevalece na hora do cliente tomar a decisão de compra entre tantos concorrentes.
A comoditização de produtos e serviços está levando as empresas a encontrarem sérias dificuldades na hora de fechar um negócio por falta de diferenciais competitivos bem definidos. Uma pesquisa realizada pelo Gartner Group, empresa americana líder no segmento de pesquisa e consultoria em tecnologia de prospecção de clientes, revelou que 70% dos consumidores entrevistados consideram a habilidade do vendedor em demonstrar o produto ou serviço em ação como principal fator de decisão de compra. Diante desse cenário, é importante considerar alguns fatores que vão além de preço. Confira.
Comoditização dos produtos e serviços
As melhores técnicas e ferramentas para estabelecer uma gestão de vendas eficiente já estão disponíveis a todos, graças à globalização motivada pela internet. Dessa forma, produtos e serviços assumiram um padrão em seu estilo de competitividade no mercado. A qualidade não é mais um quesito que pesa na diferenciação da concorrência e se tornou uma questão básica.
É possível encontrar uma gama de produtos e serviços disponíveis no mercado apenas com diferença de marcas, mas a qualidade, design, benefícios oferecidos e, até mesmo os preços, são tão parecidos que o cliente não enxerga mais valor e passa a considerar o que tiver a melhor oferta como fator decisivo no ato da compra.
Como evitar que o seu produto ou serviço sofra com a comoditização?
Alguns conceitos podem voltar a ser considerados para superar esse desafio e ajudar a construir um diferencial competitivo forte para a empresa. O contato mais caloroso com o cliente na substituição de processos de atendimentos automatizados torna a relação mais humanizada, já que o consumidor gosta de ser ouvido por alguém capaz de compreender a sua dor e se por no lugar dele.
No entanto, agregar valor aos produtos e serviços vai muito além de um atendimento personalizado e demonstrar o funcionamento de serviços ou produtos na prática pode ser determinante para ajudar na construção de um diferencial competitivo para o seu negócio se destacar no mercado: