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Onde você está no funil da gamificação?

A gamificação contribui com a performance do funcionário na empresa e passa por várias etapas, que vai do aprendizado à liderança. Essa metodologia permite engajar funcionários aos padrões e cultura da empresa, ao se identificarem com a organização e realizarem seu trabalho com excelência.

Quanto mais o funcionário avançar pelo funil, maior será a sua qualificação e satisfação com o trabalho.

O engajamento de funcionários por meio do funil de gamificação

O funil de gamificação pode ser definido como um conjunto de etapas que levarão os funcionários a ter consciência dos objetivos corporativos, adquirir um maior aprendizado sobre a organização e suas tarefas, desenvolver liderança, criar comprometimento com a empresa e integrar uma mudança significativa na forma de executar o trabalho com o intuito de atingir os resultados com produtividade e segurança. Acompanhe!

A Etapa “Know” ou Consciência

Um problema muito comum que pode estar acontecendo na sua empresa é ter colaboradores que não fazem ideia dos objetivos da organização, ou que têm uma visão míope do negócio.

A primeira etapa da gamificação serve para despertar a consciência da equipe sobre sua contribuição para os objetivos da empresa. Aqui os funcionários são levados pensar sobre a missão, visão e valores da organização, de forma a assimilar os objetivos estratégicos e saber para que lado a empresa está remando.

Quando ele conseguir identificar pontos que pode corrigir para alinhar o seu trabalho como os objetivos e metas corporativos, então ele estará pronto para passar a próxima etapa do funil de gamificação.

Com um bom planejamento de aplicação das etapas do funil de gamificação, que pode ser feito com o auxílio tecnológico de uma boa plataforma de gamificação, é possível demonstrar na prática como algumas atitudes podem fazer toda a diferença para otimizar o serviço e dar suporte para que o funcionário se qualifique.

A Etapa “Learn” ou Aprendizado

Não é incomum um colaborador começar a trabalhar sem nenhum preparo para a função. Outras vezes o processo de capacitação pode ser demorado e custoso para a empresa. A gamificação pode ajudar nisso.

A etapa do aprendizado pode ser melhor aproveitada quando o funcionário concluir a primeira fase do funil de conversão, pois tendo consciência do que pode melhorar e como isso pode ser benéfico para ele, então estará muito mais predisposto a praticar melhores práticas de trabalho de acordo com as metodologias aplicadas pela empresa.

Ao aliar estratégias de gamificação ao processo de capacitação você torna o treinamento mais eficaz, pois introduz o reforço positivo através de um sistema de feedback em tempo real.

A Etapa “Do” ou Engajamento

Engajar funcionários não é tarefa fácil, mas implantando uma estratégia que os envolva em um funil de gamificação a torna mais simples e compensadora para a empresa e funcionários. A terceira etapa do funil de gamificação visa o engajamento do funcionário analisando as metas da empresa e como ele fará para atingi-las.

Um erro muito comum é tratar o sintoma da falta de engajamento com programas motivacionais sem significado para o colaborador. Ao percorrer o funil de gamificação esse engano é evitado, pois o colaborador constrói a relação com o trabalho de forma sistêmica.

A Etapa da Liderança

Um dos maiores desafios para empresas é a formação de novos líderes nas equipes de trabalho, para conduzir processos e dar suporte para o time.

Como consequência das etapas anteriores, a organização terá funcionários motivados e prontos para motivar outros. Eles serão engajados aos objetivos da empresa e portadores de grandes conhecimentos técnicos, teóricos e práticos para liderarem uma equipe e ajudar a empresa a atingir o sucesso por meio do alcance das metas estabelecidas.

A Etapa em que se tornam embaixadores

O colaborador sente orgulho em trabalhar na empresa e veste a camisa para jogar de acordo com as metas e objetivos estabelecidos. Ao atingir esse nível, o funcionário irá se identificar com a empresa e defende-la mesmo fora do ambiente corporativo. Será capaz de dar testemunhos a favor da organização, oferecer ideias de otimização do negócio e contagiar ainda mais as pessoas.

Aplicar um programa de treinamento que envolva a utilização de ferramentas, como a gamificação, pode apresentar resultados ainda melhores quando se desenvolve um planejamento baseado nas etapas do funil. Uma boa estratégia é utilizar uma plataforma de gamificação, onde é possível gerenciar os mecanismos do processo, estabelecer métricas e integrar com as ferramentas que a empresa já utiliza, como e-mails, sistemas de gestão de projetos ou CRM.

E você? Onde está no funil de gamificação?

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