fbpx

6 dicas de engajamento que vão mudar sua empresa

Alguns problemas simples encontrados por diversos negócios podem ser causados por falta de engajamento da equipe: baixa produtividade, atendimento ao cliente com má qualidade, insatisfação e queda nos lucros. Esses efeitos podem se tornar grandes empecilhos em momentos de crise e fazem com que empresas que poderiam estar em pleno crescimento enfrentem dificuldades por ter funcionários mal engajados.

Algumas soluções, como o uso de simulação virtual para o treinamento da equipe ou a aplicação de gamificação no modelo da empresa, podem ajudar a aumentar o engajamento dos funcionários. Nesse post reunimos 6 dicas de engajamento que vão ajudar a sua empresa a superar dificuldades e manter uma equipe sempre qualificada, motivada e satisfeita. Acompanhe!

1. Conheça seu negócioknowing

Para conseguir manter funcionários bem engajados você precisa entender o seu próprio negócio mais do que qualquer um. É necessário ter muito bem definidos e aplicados os principais objetivos da empresa, qual é sua proposta de valor e o que o seu público valoriza nos seus produtos ou serviços. Tendo isso em mãos, conseguir qualificar e incentivar os funcionários da maneira certa se torna uma tarefa muito mais simples.

2. Escolha profissionais que se identifiquem com a sua propostainterview

Uma maneira muito eficiente de manter o engajamento dos seus colaboradores é  escolher profissionais que são realmente apaixonados pelo que você oferece, dispostos a fazer parte da sua proposta, e alinhados aos objetivos da empresa. Quando seus colaboradores se dedicam integralmente a sua missão eles produzem com mais qualidade e motivação, e conseguem passar uma imagem de atenção e cuidado para os seus clientes.

3. Ensine a sua cultura

training

Não importa qual o ramo do negócio, toda empresa precisa ter uma cultura com valores que são refletidos em todos os ramos dos seus negócios. A Disney faz de tudo para que os visitantes dos seus parques se sintam felizes e confortáveis até nos dias mais cheios e chuvosos, a Apple oferece um atendimento ao cliente que excede expectativas, e o Google tem funcionários que vivem pela empresa por conta dos inúmeros benefícios que ela oferece.

Essa satisfação dos consumidores e a impressão que a empresa passa ao público vai muito além de um bom planejamento de marketing, e reflete a forma como essas gigantes ensinam seus valores e sua cultura aos seus colaboradores. Na Disney, por exemplo, um funcionário recém-contratado para limpar os banheiros dos parques não pode começar a trabalhar antes de passar por uma semana completa de aulas e treinamentos, que mostram a história da empresa e reforçam todas as principais missões que continuam presentes desde a sua criação.

4. Deixe suas necessidades clarasmeeting

Para evitar que seus funcionários percam a motivação ao realizarem tarefas que podem parecer sem sentido – por não enxergarem os objetivos finais ou por não entenderem as principais necessidades do seu negócio – é importante saber se comunicar e expressar essas demandas para a sua equipe de maneira clara e direta. Defina bem os papéis que cada um tem, como eles são responsáveis pelo crescimento da empresa como um todo, e faça com que eles se sintam parte de algo maior, que tem um sentido comum.

5. Mantenha e desenvolva metasrun

Para continuar criando engajamento e motivação constantes para os seus funcionários, é essencial que novas metas sejam criadas, sempre desafiando seu time a se aperfeiçoar. Uma boa forma de incentivar esse crescimento é aplicar novos objetivos com o uso da gamificação, que faz com que a equipe crie um ambiente colaborativo para atingir metas e incentiva os funcionários a darem seu melhor, sendo recompensados por resultados positivos.

6. Analise constantementeoniria

Analise os resultados dessas práticas constantemente para sempre melhorar o engajamento. Invista em simulação virtual para treinar funcionários e simplificar o processo de educação da equipe, aproveite os dados que a gamificação oferece para entender melhor quais colaboradores precisam de mais motivação, e trabalhe para que isso seja sempre incentivado. A análise pode ajudar você a entender novas demandas e necessidades da sua equipe e permite que repita esse ciclo para manter um time afinado.

Baixe o E-book de como calcular o ROI em Simuladores Virtuais