Como a gamificação pode melhorar a motivação intrínseca da sua equipe

Indivíduos motivados trabalham melhor. A motivação é um elemento importante para que as pessoas realizem tarefas de sua rotina pessoal e de seu trabalho. Sem esse sentimento, não há disposição para realizar tarefas simples e complexas, e todas as atividades acabam demandando muita energia das pessoas. A motivação pode estar relacionada a fatores internos de cada indivíduo, como suas emoções, ou pode ser externa, relacionada ao ambiente.

Motivação: Intrínseca x Extrínseca

  • Motivação Extrínseca

    Está diretamente associada aos fatores externos, como o ambiente e outras pessoas. Um exemplo desse tipo de motivação é utilizar premiações e recompensas. Incentivos econômicos pagos aos funcionários que executam tarefas repetitivas podem funcionar para que eles mantenham sua produtividade, mas não funcionariam caso fosse necessário bom desempenho em tarefas de criatividade.

  • Motivação Intrínseca

    Está ligada a vontade interna da pessoa de realizar atividades, não importando a existência de adversidades no percurso. Nesse caso, a motivação não depende de fatores do ambiente ou da opinião de outras pessoas, ele está atrelado apenas as próprias escolhas. Um exemplo dessa motivação são os reconhecimentos.

    Para estudar para uma prova da faculdade, por exemplo, você pode se motivas das duas formas. De maneira intrínseca, você estuda porque está interessado em aprofundar os seus conhecimentos naquele assunto. De maneira extrínseca, estuda porque será recompensado por uma nota.

Por que utilizar a motivação Intrínseca?

Novas pesquisas apontam, que pessoas que sempre se motivam por ganhar mais dinheiro, notas melhores ou recompensas externas, nunca ficam completamente satisfeitas. Além disso, quanto mais as pessoas gastam seu tempo pensando nas motivações extrínsecas, menos tempo elas têm para pensar na motivação intrínseca, que é o que traz felicidade.

Como motivar os funcionários?

Se a principal fonte de motivação é a intrínseca, como pode-se auxiliar os funcionários a aumentarem sua motivação? É necessário que eles tenham autonomia (que tenham vontade e capacidade para ter o controle sobre sua vida); Domínio (vontade de fazer algo com valor para outra pessoa ou coisa que importe); e o Propósito (vontade de fazer parte de algo grande). Com essa nova abordagem, a gamificação é uma maneira ideal para promover o engajamento da equipe.

Como utilizar a gamificação?

A gamificação é uma estratégia que pessoas e organizações podem utilizar para engajar o seu público alvo. A gamificação aborda gargalos que existem nas empresas e busca saná-los através da mecânica, e da interatividade de games. Essa é uma maneira de promover o engajamento dos funcionários, estimulando a cooperação e a competitividade entre as pessoas.

A busca pela motivação intrínseca do seu time pode não ser muito fácil. Porém, com o auxílio de técnicas de gamificação, essa tarefa fica mais simples. Com seus funcionários motivados, a qualidade do trabalho que eles entregam aumenta e sua produtividade também. Todos ganham com isso.

A Onira oferece soluções para empresas que buscam motivar seus funcionários de maneira intrínseca e duradoura. Através dos Games, Aplicativos e Softwares é possível criar interações que desenvolvem esse aspecto nos funcionários. Continue aprendendo sobre gamificação no nosso blog.

Descubra: Quanto você sabe sobre Gamificação no trabalho?

Conheça Algumas SOLUÇÕES PARA TREINAMENTO DE UMA GRANDE EQUIPE

Baixe o eBook: Como Adotar Uma Plataforma de Gamificação.