Seus colaboradores têm consciência do que estão fazendo?

falta de experiência e de conhecimento dos colaboradores é um dos problemas que afetam a produtividade das empresas. Em trabalhos que envolvem periculosidade, o risco de acidentes aumenta com essa falta de experiência, podendo resultar em prejuízos para a organização.

Muitas vezes, o método de treinamento aplicado pode não ser suficiente para que as boas práticas da profissão sejam seguidas. Dessa forma, a empresa perde produtividade e dinheiro, enquanto os colaboradores ficam frustrados por não aprenderem alguma coisa realmente relevante que possam agregar à carreira.

Ficar só na teoria pode ser um problema

Os métodos de treinamento tradicionais focam mais em passar um conteúdo teórico, mas a alta quantidade de informações passadas costuma ter um baixo índice de retenção por parte dos colaboradores.

O conhecimento teórico é importante, mas aplicar somente esse método, além de tornar o treinamento chato, despertará pouco engajamento do colaborador, não gerará a experiência necessária para um trabalho com maior eficiência e interromperá o processo de aprendizagem, deixando-o incompleto.

Alguns exemplos de treinamentos teóricos são:

  • Palestras;

  • Leituras de livros e apostilas;

  • Conteúdos passados via slides;

  • Material apresentado em formato de vídeo.

Esses métodos de treinamento podem passar um grande volume de informação, mas dependendo do tipo de conteúdo, falham em proporcionar uma experiência prática para o colaborador.

Ficar só na teoria pode ser um problema

O treinamento prático é um meio importante para que os colaboradores testem na prática sua própria bagagem profissional e conhecimentos adquiridos na teoria. Por isso, ele é o complemento ideal para um treinamento realmente eficiente.

A dinâmica e interação proporcionadas farão com que os aprendizes desenvolvam suas habilidades, mudem seus hábitos comportamentais diante do trabalho e aumentem a produtividade, reduzindo o índice de desperdícios de recursos importantes como tempo, mão de obra e materiais.

Além disso, o treinamento prático é a forma mais eficiente de gerar retenção do aprendizado, pois permite transformar o conhecimento em experiências vivenciadas no dia a dia.

O problema é que pode parecer necessário usar as os recursos e instalações reais da empresa para o colaborador aprender, sendo que a empresa nem sempre tem essa disponibilidade, além de poder ser arriscado (acidentes, perdas, falhas).

Mas há uma solução bastante atrativa para resolver esse problema. Você pode adotar ferramentas como serious games e simuladores virtuais.

Uso de tecnologias VR mobile para treinamentos

Treinamento prático com serious games e simuladores virtuais

Utilizando tecnologias de serious games ou de simuladores virtuais é possível criar treinamentos práticos perfeitos para atender às exigências operacionais das empresas, eliminando a necessidade de arriscar ou parar o negócio para capacitar alguém.

Por meio deles, é possível criar ambientes e aplicar diferentes situações, inclusive as de tensão e alto risco, simulando cenários com alto grau de realidade.

Algumas das principais vantagens são:

  • Pode ser personalizado de acordo com as necessidades da empresa e/ou da equipe;

  • Permite treinar situações adversas sem correr riscos reais;

  • Não usa os equipamentos reais da empresa;

  • Pode-se aplicar o treinamento diversas vezes e sempre de uma forma diferente;

  • Promove conhecimentos e experiências amplas aos aprendizes;

  • Promove a mudança comportamental dos colaboradores, gerando engajamento com o negócio;

  • Dá sentido às tarefas, à profissão, às metas da empresa e aos objetivos pessoais e profissionais.

Os serious games e simuladores virtuais são uma forma inovadora de treinamento e capacitação de colaboradores. Com o foco em resultados e com maior poder de engajado nos treinamentos, essas tecnologias vieram para ficar.

Gostou das dicas? Aproveite para descobrir também por que a prática com simuladores virtuais leva à perfeição.

Leia Também: 5 SINAIS DE QUE A SUA EMPRESA PRECISA ATUALIZAR AS FORMAS DE TREINAMENTO

COM USAR UM SERIOUS GAME PARA TREINAMENTO NA SUA EMPRESA

5 Queixas de TREINAMENTOS que GAMES ou SIMULADORES podem resolver