Como Serious Games podem ser utilizados para treinar comportamentos

Que os serious games representam uma metodologia incrível de treinamento ninguém duvida. A evolução das tecnologias de jogos de treinamento e o desenvolvimento de softwares que simulam ambientes virtuais elevaram as proporções do que um treinamento pode oferecer para as empresas. Enquanto as modalidades de treinamentos convencionais focavam no grau de conhecimento obtido, o serious games direciona o foco para a prática e ajuda a moldar o comportamento dos funcionários. Mas, assim como qualquer estratégia, é preciso planejamento para que os resultados realmente sejam satisfatórios. Descubra agora como usar games para treinar o comportamento!

1. Conhecimento aliado a prática melhora resultados

Um jogo para treinamento pode trabalhar as três áreas da formação de competências: Conhecimentos adquiridos, Habilidades desenvolvidas e Atitudes (Ações) esperadas. Conhecida pela sigla CHA, a estrutura visa o treinamento do comportamento para se adequar aos padrões exigidos pela empresa. Além de ser uma estratégia mais acessível e fácil de organizar, a metodologia contribuirá para a redução de falhas nos processos operacionais e gerenciais da empresa, melhora o engajamento de funcionários, reduz o índice de turnover, aumenta a motivação individual e em equipe, otimiza a produtividade e muitos outros benefícios. Por isso, antes de aplicar qualquer treinamento na sua empresa, pesquise a sua abordagem e identifique se a metodologia oferecerá a vivência do CHA.

2. Como um jogo para treinamento pode ajudar

A nova classe de trabalhadores está bem engajada com as tecnologias de internet e jogos eletrônicos. Isso faz dos serious games uma alternativa atraente para um treinamento mais descontraído, porém com foco em resultados. O ambiente de treinamento pode ser totalmente virtual e online dando a possibilidade dos gestores e funcionários acompanharem a evolução em tempo real. Um game de treinamento ainda pode conter histórias e simular conversações entre personagens dependendo de cada decisão tomada. Uma excelente opção de treinamento para vendedores, consultores, atendentes, etc.

Os jogos de treinamento possuem regras e obedecem uma mecânica voltada para direcionar o colaborador rumo ao alcance de metas e/ou objetivo estabelecido previamente que o farão evoluir no processo. Dessa forma, a metodologia contribui para um aprendizado que permite moldar o comportamento através de feedbacks indicando erros e acertos cometidos em cada processo. Assim, as competências dos colaboradores podem ser desenvolvidas na prática.

Estratégias podem ser desenvolvidas pelos colaboradores, individualmente ou em grupo, para realizarem os objetivos dentro do treinamento e, isso, é importante para a vivência de novas experiências. Novos métodos, mais eficientes, podem ser descobertos no processo e contribuir para a otimização dos processos da empresa.

3. Estrutura ideal para o treinamento prático

Como mencionei no início, o planejamento é fundamental para organizar um serious game ou jogo de treinamento com eficiência. Por isso, é importante verificar se as atividades desempenhadas no treinamento estão de acordo com as práticas do negócio. Veja como fazer:

3.1 Estabeleça um objetivo para o treinamento prático

Que tipo de mudança comportamental você espera dos seus funcionários? A resposta para essa pergunta pode ser um objetivo, mas talvez você queira reduzir os riscos das operações, desenvolver as competências dos colaboradores, aumentar a produtividade. Não importa o objetivo que ter. O importante é ter um e ter foco. Aqui, o excesso de informações pode ser prejudicial fazendo com que os colaboradores ficarem confusos e não assimilarem bem. O indicado é trabalhar as metas por etapas.

3.2 Aponte o que precisa ser feito para alcançar esse objetivo

Foque no objetivo principal do treinamento e dite as regras do jogo. Coloque as ações em torno do seu objetivo e determine as ações que os colaboradores deverão tomar para cumpri-los com eficiência. Essas ações representam o modelo comportamental que se deseja alcançar com o treinamento.

3.3 Crie atividades que ajudem a moldar a prática de novos comportamentos

Cada ação deve ser bem pensada e planejada com foco no comportamento esperado. Por isso, torne as atividades do treinamento mais parecidas com o mundo real e a realidade da empresa quanto possível.

3.4 Identifique o que as pessoas precisam saber em cada etapa

Limite as informações passadas ao mínimo necessário para que cada colaborador atinja seus objetivos com facilidade em cada etapa do treinamento. Quanto menor a quantidade de informações assimiladas mais fácil fica a sua memorização e maior é o foco no objetivo. O acesso ao conhecimento mínimo necessário e a colocação dele em prática repetidas vezes fará com que o comportamento se molde de forma automática.

Mesmo assim, é recomendável um acompanhamento profissional para garantir o sucesso na implantação desse método de treinamento. Nesse sentido, a Oniria oferece todo o recurso necessário para você planejar, desenvolver e acompanhar o treinamento com serious games de forma prática e eficiente. Além das tecnologias de hardware e softwares disponíveis, a empresa presta a assessoria completa que vai desde o planejamento até os resultados finais.

Conheça o Game de Atendimento