Como utilizar a tecnologia para elevar a produtividade dos colaboradores

Profissionais desmotivados resultam em baixa produtividade e elevam o índice de rotatividade da empresa. Se você já investiu em treinamentos e outros meios, mas não obteve os resultados que esperava, saiba que a tecnologia pode ajudar a melhorar a motivação e elevar a produtividade dos colaboradores, trazendo melhores resultados para a empresa.

Enquanto os treinamentos convencionais, mais focados na teoria, consomem grande parte do seu orçamento e não trazem grandes mudanças, abordagens com serious games, simuladores virtuais e técnicas de gamificação aumentam o engajamento do colaborador no treinamento e nas tarefas diárias.

Razões para falta de motivação

Muitos líderes acreditam que a motivação dos colaboradores é sustentada apenas pelo valor dos salários, benefícios adicionais oferecidos e outros tipos de recompensa. Na verdade, esses fatores contribuem, mas existem muitos outros que devem ser considerados e estão sendo ignorados pela maioria das empresas.

Se os gestores não conseguirem alinhar os objetivos do negócio com os objetivos pessoais e profissionais das pessoas, dificilmente terão colaboradores vestindo a camisa. Ninguém fica motivado sem saber o objetivo em que está trabalhando e se isso tem algum significado pessoal para ele.

As pessoas buscam também reconhecimento, status e a possibilidade de crescer profissionalmente. O problema é que as empresas nem sempre estão organizadas para fazer isso de forma sistemática.

Engajamento com gamificação

A falta de engajamento passa muitas vezes pela falta de treinamento. Mas quando nem o programa de treinamento consegue engajar o colaborador? Nessa hora o uso da gamificação nos treinamentos pode ajudar.

Esse é o caso de utilizar plataformas de LMS gamificadas, onde os cursos e trilhas de conhecimento constroem uma dinâmica de reconhecimento para os participantes dos cursos. Ou seja, o treinamento ganha mais significado.

Mas a gamificação não se aplica apenas a treinamentos, pois também há a falta de motivação no trabalho. Neste caso a gamificação fazer a própria rotina de trabalho parecer um desafio de um jogo. Para isso é possível adotar uma Plataforma de Gamificação capaz de criar significado entre as ferramentas, os processos e as pessoas da organização. Por exemplo, um vendedor ao abrir um novo cliente pode imediatamente receber uma medalha, ou termos um ranking das pessoas que mais colaboraram com uma determinada inovação.

Dessa forma, as atividades do trabalho ficam mais parecidas com um jogo, estimulando cada jogador a se superar e vencer os níveis. Além disso, eles podem verificar se estão indo bem ou mal em rempo real.

Como a nova geração de trabalhadores possui um alto engajamento com os games, a gamificação tornou-se uma estratégia fundamental em empresas de alto desempenho. O treinamento e o trabalho ficam mais empolgantes para os colaboradores e a consequência é a um maior resultado para a empresa.

Treinamentos práticos

O conhecimento teórico é importante, mas colocá-lo em prática é fundamental para o aprendiz ter a experiência de sentir como o que aprendeu funciona realmente. Nesse aspecto, tanto os Serious Games quanto os Simuladores Virtuais são a ferramentas indicadas.

Com a ajuda de softwares e equipamentos desenvolvidos exclusivamente para atender às necessidades do treinamento, um simulador pode criar situações com condições adversas sem colocar a integridade física dos aprendizes e dos bens materiais em risco.

Afinal, de que forma seria possível treinar situações de risco sem correr perigos reais se não fosse por meio de simulações virtuais? A tolerância para erros é grande, possibilitando preparar os colaboradores para agirem de forma mais adequada no cotidiano, tanto para aumentar a produtividade quanto para prevenir acidentes de trabalho.

Já um serious game pode criar situações comportamentais em um ambiente lúdico, onde é possível praticar habilidades e tomar decisões semelhantes as que o colaborador irá enfrentar no dia a dia. Com a prática o colaborador sente-se muito mais seguro em exercer sua função na empresa, da mesma forma que um atleta treina repetidamente antes de conseguir sua medalha olímpica.

Como você pode ver, a tecnologia pode contribuir muito para aumentar a motivação dos colaboradores e, de quebra, a produtividade da empresa. Fique atento às novidades e tenha melhores resultados no seu negócio!

Como adotar uma Plataforma de Gamificação