Gamificação: descubra se a sua empresa pode usar essa estratégia
A Gamificação é uma estratégia que pode ajudar muito a desenvolver o seu negócio e a atingir melhores resultados. Mas será que qualquer tipo de empresa pode usar a Gamificação? Isso vai depender do que você deseja. Se o seu objetivo é melhorar indicadores, obter engajamento de equipe e motivação, pode ter certeza de que a Gamificação é um bom investimento.
Gamificação
Antes de saber como a Gamificação pode ajudar sua empresa, é necessário entender a diferença entre a Gamificação para equipes e para consumidores. A Gamificação para equipes é caracterizada pelo seu objetivo, que é o de treinar e capacitar colaboradores. Esse treinamento pode ser direcionado para mostrar o que a empresa deseja dos profissionais, mas também pode simular situações de risco reais, nas quais o trabalhador precisa tomar decisões rápidas e assertivas.
Já a Gamificação para consumidores tem um objetivo bem diferente: fidelizar clientes. Nesse caso, os jogos são adotados em plataformas diversas (que nem sempre têm essa finalidade) para fazer o consumidor passar pela experiência de compra. Assim, mostram-se as vantagens do produto e que benefícios ele trará para o consumidor.
Em quaisquer dos casos, a Gamificação é uma estratégia acertada. No entanto, é preciso definir bem os objetivos, porque haverá diferenças no tratamento adotado em cada um desses casos.
Objetivos e vantagens
A Gamificação tem como objetivo principal a melhoria dos processos já existentes. Portanto, não se tem a ideia de criar algo novo, mas sim adotar uma estratégia inovadora e criativa para trabalhar com as dificuldades e problemas que já ocorrem no dia a dia. Dessa forma, a Gamificação ajuda a ultrapassar barreiras, encantando clientes ou fazendo com que os colaboradores façam o trabalho com empenho.
Além dessa vantagem, é importante citar que a Gamificação não exige necessariamente trocar os processos e ferramentas da empresa. A ideia de Plataforma de Gamificação em si consiste na ideia de articular processos e ferramentas que a empresa já utiliza para melhorar o desempenho das pessoas na utilização desses recursos.
Para entender melhor, conheça as características da Gamificação para equipes e para consumidores.
Gamificação para consumidores: fidelização
Nesse caso, o objetivo é tratar a Gamificação como uma estratégia de marketing, na qual o consumidor poderá experimentar o produto ou serviço sem efetivamente utilizar o produto.
Por exemplo, um programa de pontos de cartão de crédito é uma forma de Gamificação para consumidores, utiliza um elemento simples de pontuação, dos games, para fidelizar um cliente e estimular o uso do serviço. Assim, a ideia consiste em articular o processo de compra com as ferramentas do cartão de crédito em uma metáfora de pontos, para que os clientes prefiram os serviços da empresa.
Gamificação para equipes: engajamento
Como foi abordado, a Gamificação é excelente para trabalhar o engajamento dos colaboradores. Por meio de etapas bem definidas, a estratégia apresenta ao colaborador quais são os objetivos da organização, suas tarefas e o que se espera dele; desenvolve as características de liderança; ajuda a criar comprometimento com relação à empresa; e apresenta as melhores formas de trabalhar, a fim de alcançar os resultados com mais segurança e produtividade.
(Funil de Gamificação)
Nesse contexto, é preciso que a empresa tenha certa maturidade organizacional para poder adotar certas estratégias, se a empresa trabalha com indicadores e metas claras para o negócio. Se observarmos através do Funil de Gamificação, vemos que, se uma empresa desenha melhorar o engajamento, ela precisa ter bem resolvido as questões de consciência do negócio e treinamento, e assim consecutivamente.
A Oniria oferece soluções de Gamificação para equipes. Tais soluções utilizam aplicativos, softwares e plataformas online para criar narrativas, formas de interação e mecânicas presentes em jogos, mas aplicadas a contextos profissionais, envolvendo pessoas, processos e ferramentas utilizadas pelas empresas. O resultado final abrange aplicativos para smartphones, desenvolvimento de softwares e integração com processos e/ou ferramentas de gestão que a empresa já utiliza. Assim, é possível aproveitar para melhorar o que a organização já utiliza. A solução da Oniria também envolve consultorias na estratégia de Gamificação e desenvolvimento e adoção de sistemas para aplicação e gestão da estratégia.