Gamificação: melhore a aprendizagem e capacitação de seus colaboradores com essa técnica inovadora

Todas as organizações precisam investir na capacitação de seus colaboradores. Esse treinamento deve ser frequente, permitindo que os funcionários estejam alinhados aos objetivos organizacionais e às inovações que estão sendo implementadas no mercado em que a empresa atua. No entanto, nem sempre é dada a devida atenção para os treinamentos – o que significa que o potencial e os recursos humanos ficam negligenciados.

Outra questão que deve ser analisada é o fato de que a capacitação nos modelos tradicionais é, muitas vezes, ineficaz. Nesse sentido, as técnicas de Gamificação podem ajudar. Por meio da utilização de novas abordagens, é possível não somente ensinar e capacitar o colaborador, mas também manter o interesse dele. Como resultado, a produção pode aumentar, auxiliando o crescimento econômico da organização. Entenda melhor como o treinamento de equipe pode ser melhorado com o uso da Gamificação.

Incentivo ao colaborador

Para ter mais produtividade, é necessário manter o colaborador motivado. Essa, porém, não é uma tarefa fácil – e engana-se quem pensa que somente benefícios financeiros podem auxiliar nessa questão. É claro que as vantagens financeiras são importantes e não devem ser deixadas de lado. Mas já ficou comprovado que elas são mais eficazes quando voltadas para tarefas repetitivas e que, por sua vez, não requerem criatividade.

Mas de que forma a motivação pode ser trabalhada? Três elementos ajudam nesse processo:

Autonomia – o colaborador deve  ter o controle de sua própria vida, desejos e necessidades;

Domínio – o colaborador deve ter a vontade de fazer algo que realmente importe a outra pessoa. Pode ser uma causa em que acredite;

Propósito – o colaborador deve ter a vontade de fazer algo maior, realmente grande.

Gamificação

A Gamificação é uma forma de capacitar os colaboradores e ajudá-los a reter melhor os conceitos aprendidos. Mas o que é a Gamificação? É o processo que utiliza as técnicas dos jogos em contextos profissionais. Neste caso, no treinamento de colaboradores.

Essa ideia parece ser uma brincadeira, mas não é. Trata-se de uma técnica que traz efetividade aos negócios, onde pesquisas indicam que, por meio da Gamificação, os colaboradores retêm 20% a mais de conhecimentos, além de 67% dos profissionais preferirem aprender com o uso dessa técnica.

Dentro do contexto do Funil de Gamificação, uma das práticas adotadas pela estratégia pode ser a adoção de Serious Games para treinamento. Estes são jogos eletrônicos com o objetivo de capacitar profissionais. Esses jogos abordam o cotidiano profissional de forma lúdica e quem está jogando precisa reagir como se estivesse vivendo aquele momento. O resultado é uma capacitação, aprendizagem mais prática e colaboradores mais motivados e alinhados aos objetivos da organização.

Já os simuladores virtuais são outra ferramenta que pode ser utilizada. A ideia é parecida com a dos Serious Games. No entanto, com o Simulador Virtual é simulada uma situação real da empresa e o colaborador precisa achar a melhor saída para solucionar o problema, ganhando perícia sem se expor a situações de risco. Dessa forma, está mais preparado para imprevistos.

Aprendizado

A técnica de Gamificação possui algumas etapas, que são representadas pela figura de um funil. É por meio dessas técnicas que se pode engajar os colaboradores e motivá-los a cumprir os objetivos da empresa.

Assim, há cinco etapas que devem ser analisadas e trabalhadas com a Gamificação:

1
2
3
4
5
Funil de Gamificação
1

‘Know’ ou consciência

2

‘Learn’ ou aprendizado

3

‘Do’ ou engajamento

4

Liderança

5

Embaixadores

Para o processo de aprendizagem e capacitação, a etapa mais importante é a ‘Learn’, que é a etapa de capacitação propriamente dita. Já tendo a consciência sobre o negócio da empresa, o objetivo da etapa de aprendizado é mostrar a esse colaborador como ele está progredindo na sua capacitação para o trabalho, engajando o colaborador no treinamento para que ele realmente saiba o que precisa ser feito.

Sendo assim, você pode melhorar a adesão dos colaboradores nos treinamentos da empresa, criando uma motivação intrínseca a partir da Gamificação. Aprender por meio de jogos se tornou o meio mais completo e eficaz de ter bons resultados.

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