Melhore a capacitação de seus colaboradores com a Gamificação
Todas as organizações precisam investir na capacitação de seus colaboradores. Esse treinamento deve ser frequente, permitindo que os funcionários estejam alinhados aos objetivos organizacionais e às inovações que estão sendo implementadas no mercado em que a empresa atua. No entanto, nem sempre é dada a devida atenção para os treinamentos – o que significa que o potencial e os recursos humanos ficam negligenciados.
Outra questão que deve ser analisada é o fato de que a capacitação nos modelos tradicionais é, muitas vezes, ineficaz. Nesse sentido, as técnicas de Gamificação podem ajudar. Por meio da utilização de novas abordagens, é possível não somente ensinar e capacitar o colaborador, mas também manter o interesse dele. Como resultado, a produção pode aumentar, auxiliando o crescimento econômico da organização. Entenda melhor como o treinamento de equipe pode ser melhorado com o uso da Gamificação.
Incentivo ao colaborador
Para ter mais produtividade, é necessário manter o colaborador motivado. Essa, porém, não é uma tarefa fácil – e engana-se quem pensa que somente benefícios financeiros podem auxiliar nessa questão. É claro que as vantagens financeiras são importantes e não devem ser deixadas de lado. Mas já ficou comprovado que elas são mais eficazes quando voltadas para tarefas repetitivas e que, por sua vez, não requerem criatividade.
Mas de que forma a motivação pode ser trabalhada? Três elementos ajudam nesse processo:
Autonomia – o colaborador deve ter o controle de sua própria vida, desejos e necessidades;
Domínio – o colaborador deve ter a vontade de fazer algo que realmente importe a outra pessoa. Pode ser uma causa em que acredite;
Propósito – o colaborador deve ter a vontade de fazer algo maior, realmente grande.
Gamificação
A Gamificação é uma forma de capacitar os colaboradores e ajudá-los a reter melhor os conceitos aprendidos. Mas o que é a Gamificação? É o processo que utiliza as técnicas dos jogos em contextos profissionais. Neste caso, no treinamento de colaboradores.
Essa ideia parece ser uma brincadeira, mas não é. Trata-se de uma técnica que traz efetividade aos negócios, onde pesquisas indicam que, por meio da Gamificação, os colaboradores retêm 20% a mais de conhecimentos, além de 67% dos profissionais preferirem aprender com o uso dessa técnica.
Dentro do contexto do Funil de Gamificação, uma das práticas adotadas pela estratégia pode ser a adoção de Serious Games para treinamento. Estes são jogos eletrônicos com o objetivo de capacitar profissionais. Esses jogos abordam o cotidiano profissional de forma lúdica e quem está jogando precisa reagir como se estivesse vivendo aquele momento. O resultado é uma capacitação, aprendizagem mais prática e colaboradores mais motivados e alinhados aos objetivos da organização.
Já os simuladores virtuais são outra ferramenta que pode ser utilizada. A ideia é parecida com a dos Serious Games. No entanto, com o Simulador Virtual é simulada uma situação real da empresa e o colaborador precisa achar a melhor saída para solucionar o problema, ganhando perícia sem se expor a situações de risco. Dessa forma, está mais preparado para imprevistos.
Aprendizado
A técnica de Gamificação possui algumas etapas, que são representadas pela figura de um funil. É por meio dessas técnicas que se pode engajar os colaboradores e motivá-los a cumprir os objetivos da empresa.
Assim, há cinco etapas que devem ser analisadas e trabalhadas com a Gamificação:
‘Know’ ou consciência
‘Learn’ ou aprendizado
‘Do’ ou engajamento
Liderança
Embaixadores
Para o processo de aprendizagem e capacitação, a etapa mais importante é a ‘Learn’, que é a etapa de capacitação propriamente dita. Já tendo a consciência sobre o negócio da empresa, o objetivo da etapa de aprendizado é mostrar a esse colaborador como ele está progredindo na sua capacitação para o trabalho, engajando o colaborador no treinamento para que ele realmente saiba o que precisa ser feito.
Sendo assim, você pode melhorar a adesão dos colaboradores nos treinamentos da empresa, criando uma motivação intrínseca a partir da Gamificação. Aprender por meio de jogos se tornou o meio mais completo e eficaz de ter bons resultados.