Na hora do treinamento deixe seu funcionário errar

Em um mundo em que produtividade e capacitação são palavras-chave, a concepção de permissividade diante dos erros não parece algo cabível. A questão nesse caso é que nem sempre aquele a quem uma determinada função foi atribuída estará devidamente preparado para exercê-la de forma imediata. Apesar disso, aprendemos melhor na prática, mas que isso muitas vezes envolve cometer erros, se deparar com situações controversas ou até mesmo de risco.

Por isso é necessário realizar treinamentos práticos com serious games e simuladores virtuais, sem colocar a operação da empresa em risco ou cometendo erros. Essa alternativa para treinamentos, além de reduzir os custos, permite que não ocorram paradas nas operações e que todo aprendizado seja realizado com risco zero.

Confira como os serious games e os simuladores podem conferir para o treinamento de profissionais:

A utilização de simuladores contribui para o aumento de produtividade e redução de riscos

A utilização de simuladores permite que situações de acidentes ou de incidentes simplesmente não ocorram na fase de treinamento de um profissional. Todo cuidado é pouco nesse momento. Pois há vários fatores de risco em jogo e um pequeno deslize pode incorrer em sérias consequências, dependendo do contexto.

Nesse sentido, os simuladores têm sido cada vez mais utilizados na área de treinamentos. Além disso, a empresa também é beneficiada com o fato de que seu patrimônio não será danificado com os erros dos profissionais iniciantes. Com isso os imprevistos são reduzidos à zero.

Um programa de treinamento consistente propicia, com o uso do recurso virtual, uma verdadeira imersão na prática profissional. Os motivos para a utilização desses recursos não são poucos. Primeiro, há que se considerar o simples fato de que é treinando que se aprende. Com muita execução das tarefas, a curva de aprendizado se eleva de forma considerável.

Além desses fatores, há que se considerar que a utilização de simuladores virtuais aumentam a atenção e a curva de aprendizado. Isso ocorre porque há estímulos cerebrais, que aumentam a capacidade de percepção e de atenção. Em se tratando de treinamento específico, há um enfoque totalmente direcionado para uma tarefa em particular. Isso reduz, ainda mais, o tempo de aprendizagem.

A solução em games pode ser a ideal para os seus negócios

O interessante nessa perspectiva é que os alunos serão focados em um aprendizado completo e, quando estiverem formados, estarão aptos para exercerem suas devidas funções na prática. Há vários fatores vantajosos nesse contesto. Acompanhe:

  • Melhorias significativas para os soft-skills, realizando a mudança comportamental de quem é treinado. Dessa forma interação humana também é modificada e os processos tendem a ser realizados de forma mais eficiente;

  • Com isso, há maior praticidade, levando o profissional a tomar os rumos comportamentais que a empresa necessita, com grande efetividade, já que os serious games envolvem o aluno em um processo lúdico que leva ao aprendizado de uma habilidade comportamental. É uma aprendizagem obtida de forma subjetiva, com fins bastantes objetivos.

Dessa forma, percebe-se que o trabalho de modelagem do comportamento dos profissionais por meio dos serious games é totalmente seguro. O treinamento ocorre de forma totalmente virtual, dispensando preocupações e perdas desnecessários.

Conheça o Game de Atendimento