fbpx

Engajamento de equipe aumenta até 233% as vendas

O funcionário dentro de uma empresa pode ser o melhor profissional, entretanto se não estiver engajado com os mesmos objetivos dela pode até vir a prejudicá-la. Umas das melhoras formas de engajar o funcionário é através de treinamentos, que possibilita o aprendizado e aperfeiçoamento.

De acordo com a pesquisa realizada pela Aberdeen Essentials, as empresas que trabalham com programa de engajamento com seus funcionários tem obtido um aumento anual significativo nas vendas. Segundo a pesquisa cerca de 9.2% apresenta melhora no ciclo médio de venda, sendo que na empresa que não tem o programa de engajamento, chega a 3.2% apenas. E até o primeiro contato com cliente os números são muito diferentes, com o engajamento o funcionário chega a 7.8% de sucesso, já o não engajado tem apenas 1.5% de chance de ganhar o cliente. As empresas que trabalham com o programa de satisfação e produtividade do empregado relata um aumento anual de 26%.

grafico engajamento

Porém, não basta fazer um treinamento qualquer, ou uma palestra motivacional, que logo todos se esquecem. É preciso criar programas e ações que certifiquem que os funcionários possuem consciência sobre qual é o negócio da empresa, realizar treinamentos baseados na prática, que são vivenciados pelo funcionário, e ter indicadores de esforço dos funcionários para os gerar o resultado esperado. Para isso, podemos usar a tecnologia da Gamificação, uma ótima aliada das empresas que buscam racionalizar e sistematizar o engajamento das equipes de trabalho da empresa.

A Gamificação no programa de engajamento

A Gamificação é uma técnica indicada para criar um sistema de engajamento de equipes nas suas atividades profissionais, treinamentos, adesão a processos para melhoria de indicadores, e integração ou criação de ferramentas de produtividade no trabalho. Ela proporciona uma conscientização e alinha os objetivos pessoais dos funcionários com os objetivos da empresa. Através do game é possível incentivar os colaboradores a colaboração, incentivos, feedbacks constantes e reconhecimento, ou seja, a Gamificação promove motivação a atingir os objetivos da empresa.

grafico engajamento funcionarios

Para implantação do processo os gestores precisam inserir uma estratégia que envolva a equipe em um Funil de Gamificação, que é trabalhado a representação de forma simbólica de como os funcionários aprendem mais sobre a empresa, ficando mais em alertas sobre os objetos, e consequentemente, mudam a forma de realizar o trabalho. Como é um funil, a estratégia funciona em estágios, progredindo de etapa em etapa até atingir o nível de liderança. O engajamento é analisado de acordo com metas de esforço da empresa e as medidas que deverão tomar para atingi-las.

A Oniria é reconhecida pela excelência de projetos e inovação. As soluções da Oniria são voltadas para treinamento e engajamento profissional, que atendem demandas que vão desde o aprendizado do processo e da perícia, até na melhoria do comportamento das pessoas no trabalho.

Gamificação no trabalho em 3 passos

Você Sabia? TREINAMENTO é o fator de INOVAÇÃO MAIS IMPORTANTE para 75,9% das empresas

Leia Também: ACIDENTES REPRESENTAM 4% DO PIB MUNDIAL