5 sinais de que a sua empresa precisa atualizar as formas de treinamento
Todos nós sabemos que o treinamento é importante para o desenvolvimento profissional dos colaboradores e um forte aliado das estratégias de melhorias no negócio. Porém, os métodos tradicionais podem não atingir um nível de aprendizado satisfatório, frustrando gestores e colaboradores.
Uma prova disso são os sintomas que descreverei a seguir. Fique atento aos 5 principais sinais de que a sua empresa precisa atualizar as formas de treinamento e conheça uma alternativa mais eficaz e econômica para isso!
1. Colaboradores desmotivados
Quando você percebe a desmotivação estampada no rosto dos colaboradores antes e mesmo depois do treinamento é um sinal de alerta. Isso acontece porque os cursos teóricos aplicados com enormes apostilas e palestras infindáveis são chatos e, muitas vezes, desinteressantes.
Assim, o nível de atenção dedicada cai, reduzindo o índice de captação e retenção das informações passadas. O colaborador sai do treinamento com a sensação de perda de tempo e ainda mais desmotivado.
2. Baixo nível de aprendizado
Se a sua empresa já tentou diversos cursos, palestras e treinamentos e não conseguiu atingir um nível de aprendizado suficiente para mudar o comportamento dos colaboradores, saiba que o problema pode estar na forma como eles são aplicados.
Os métodos de treinamento tradicionais focam mais na teoria limitando o aprendizado. São importantes, mas devem ser aliados a um método que estimule a prática do que foi aprendido. A experiência vivenciada na prática é um fator importantíssimo a ser considerado para o colaborador testar o que aprendeu na teoria.
3. Pouco incentivo à inovação
O que adianta treinar funcionários para serem inovadores e não oferecer uma estrutura (ambiente e condições) favorável para que isso aconteça na prática? O treinamento deve ser aplicado com base na realidade da empresa, mas precisa contar com ferramentas e técnicas que estimulem a inovação por parte dos colaboradores.
Com ajuda de simuladores e das técnicas de gamificação, por exemplo, os colaboradores são motivados a se desenvolverem sem pressão e os resultados farão com que todos sejam engajados de forma natural.
4. Alto índice de rotatividade
O alto índice de rotatividade é um problema crônico de muitas empresas. Quando os colaboradores não veem oportunidades reais de desenvolvimento pessoal e profissional, tendem a buscar outros empregos onde isso é possível.
O principal culpado disso tudo pode ser a forma de treinamento que a sua empresa aplica. Pouco incentivo à inovação e o nível reduzido de aprendizado adquirido são fatores que contribuem para a desmotivação e, consequentemente, para a desistência do emprego atual.
5. Baixa produtividade
Aprender somente na teoria como devem realizar suas tarefas não é uma forma muito inteligente de aplicar treinamento aos colaboradores. O baixo índice de produtividade da empresa pode estar relacionado diretamente a isso.
Um treinamento inadequado pode não passar as instruções suficientes para a execução das atividades, contribuindo para que o desperdício de recursos, falhas e retrabalhos não sejam evitados.
Métodos de treinamentos mais eficazes
O treinamento prático pode ser aplicado por meio de simuladores virtuais. Com a possibilidade de criar cenários e condições específicas, inclusive com diferentes níveis de dificuldade, os simuladores permitem um alto grau de imersão dos colaboradores em um treinamento prático e bem realístico. Eles estão voltados ao desenvolvimento da perícia sobre os equipamentos e processos da sua empresa. Tudo isso sem risco de acidentes e sem precisar parar a produção para o treinamento nos equipamentos reais.
Mesmo que a sua empresa promova treinamentos com frequência, se eles não forem aplicados com métodos mais eficazes, podem não atingir um nível de desenvolvimento satisfatório dos colaboradores, aumentando o custo e o tempo que precisarão ficar inoperantes para realizá-los.