A gamificação pode motivar seus funcionários e gerar engajamento
Quando os funcionários não veem significado no trabalho, as pessoas ficam desmotivadas e diminui o engajamento da equipe. Isso faz com que a eficiência e a produtividade sejam comprometidas, o que acaba afetando diretamente os resultados da empresa, momento em que a busca por uma solução se torna urgente e complicada.
Alguns negócios procuram maneiras de prevenir esse tipo de problema aplicando técnicas de gamificação para acompanhar a mudança de comportamento no trabalho em um mundo onde a tecnologia é cada vez mais presentes e os funcionários estão sempre conectados. Mas você sabe o que é gamificação e como ela pode ajudar na sua empresa?
Nesse post você vai entender o conceito de games para negócios, e como eles podem ajudar na motivação, gestão, e treinamento de funcionários. Acompanhe!
O que é gamificação?
Gamificação é o uso de conceitos conhecidos de games para motivar pessoas em busca de um objetivo. A prática incentiva o uso de recompensas, feedbacks constantes, colaboração, e a conquista de status para engajar os participantes. Através de rankings, pontos e medalhas comuns em jogos – e até mesmo alguns aplicativos sociais que já usam a prática, como o Swarm – a gamificação busca fazer processos simples e corriqueiros se tornarem interessantes e divertidos.
O método que usa a motivação baseada em games já é bastante difundido na educação, e uma pesquisa da TalentLMS mostra que cerca de 80% dos estudantes afirmam que seriam mais produtivos se sua universidade ou instituição trabalhasse com conceitos de games. A mesma pesquisa ainda diz que quase 75% das pessoas entrevistadas jogam algum tipo de jogo digital, e mostra que o interesse dessa nova geração de funcionários pode crescer através da gamificação, sugerindo uma mudança de comportamento no trabalho.
Como funciona a gamificação na empresa?
Os conceitos mais simples de gamificação – como rankings e recompensas – já eram bastante aplicados em times de vendas, mas hoje existem inúmeras possibilidades de criar um ambiente gamificado em uma empresa. O principal objetivo de usar conceitos de games para negócios é criar engajamento, transformando processos que já são realizados na empresa em algo divertido e cativante, mas a idéia também auxilia na gestão ao facilitar indicadores de esforço e metas alcançadas.
O uso da gamificação para realizar treinamentos também é muito comum, e é uma forma simples de mudar o comportamento dos funcionários. Outra solução que agrega também ambientes digitais é o uso de Serious Games – ou games para negócios – onde são trabalhadas simulações e treinamentos virtuais.
O que você precisa saber para implantar a gamificação na sua empresa?
Existem algumas coisas que você precisa entender antes de implantar a gamificação na sua empresa, e é importante levar em conta os seguintes fatores para começar bem: