Como os games podem ajudar em um ambiente virtual de aprendizagem

Com a evolução das tecnologias, o ensino ganhou novas metodologias e ferramentas que aliam um aprendizado mais eficiente, rápido e na medida certa. O AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e o LMS (Learning Management System) representam bem o que estamos falando.

O que muitos gestores de ensino não sabem é que esse método de aprendizagem pode ser ainda mais potencializado se contar com a ajuda dos games!

1. O que é Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

O AVA é um conjunto de ferramentas concebidas para melhorar a experiência de aprendizagem do aluno. Computadores conectados à internet e softwares específicos são utilizados para a aplicação do processo. Esse método facilita o gerenciamento de conteúdo e a avaliação feita pelos instrutores.

Seja em um curso profissionalizante, seja em um treinamento empresarial, o AVA é utilizado como estímulo ao desenvolvimento e engajamento dos alunos.

2. A educação à distância (EAD) e o AVA

O AVA e o LMS podem ser utilizados em cursos e treinamentos presenciais, mas é no EAD que eles se destacam. A criação de um ambiente virtual de aprendizagem aliado a um sistema de monitoramento e avaliação dos alunos permite que os instrutores avaliem o nível de engajamento do aprendiz e como ele está se desenvolvendo, mesmo à distância.

3. Desafios enfrentados pelo EAD

Cursos e treinamentos à distância demandam compromisso e empenho por parte dos alunos. Essa dedicação pode ser difícil de ser conseguida ou de ser mantida após um período de tempo.

Com a utilização do AVA, por outro lado, o engajamento dos alunos pode ser aumentado, melhorando a relação custo x benefício para o aluno e gerando melhores resultados financeiros para a instituição de ensino.

4. A utilização de games como aliados

As técnicas de games são muito utilizadas para simular ambientes virtuais livres de riscos, mas suficientes para criar situações reais. O treinamento aplicado com a ajuda da gamificação, serious games ou simuladores virtuais elevam os níveis de aprendizagem para além do teórico motivando a mudança de comportamentos através da experiência na prática.

Os alunos aprendem a tomar decisões com foco na resolução de problemas estimulando a mudança comportamental. Essa estrutura contribui para aumentar a motivação dos alunos e melhorar o engajamento deles com o aprendizado de maneira considerável.

5. Vantagens dos games para as instituições de ensino

A instituição de ensino que adotar a mecânica dos games como método de aprendizado terá um conjunto de benefícios que se tornará uma vantagem competitiva para o negócio. Conheça as principais:

  • Aumento do índice de alunos que chegam até o final e concluem os cursos e treinamentos.

  • Escalabilidade para atender o aumento da demanda e desenvolvimento do negócio.

  • Versatilidade para adaptar as condições necessárias de cada curso ou treinamento.

  • É orientado a métodos de educação de adultos.

  • Reduzem custos de replicadores podendo ser reutilizados sempre que necessário e sem custos adicionais.

  • A cada repetição do processo as condições podem ser diferentes, aumentando a experiência do aprendizado.

É bom lembrar que o método de aprendizado aplicado com games precisa ser bem planejado e desenvolvido para ser mais do que interativo. É preciso oferecer uma estrutura lúdica que atenda às necessidades dos alunos e as exigências dos professores de forma equilibrada.

Baixe o Ebook e Saiba Como Analisar Um Jogo de Treinamento