Como simuladores aumentam a produtividade de operadores de equipamentos

O uso de simuladores virtuais apresenta grandes resultados em relação ao ganho de produtividade de operadores de equipamentos. Essa tecnologia permite praticar em um ambiente livre de riscos e direcionado a ensinar boas práticas.

Além da produtividade operacional e a redução de incidentes, existem outros benefícios do uso da simulação virtual em treinamentos direcionado a operadores de equipamentos. Saiba quais são eles!

Bons motivos para o uso de simuladores

  • Diferentes cenários

    Produtividade e eficácia operacional alcançadas por meio de diferentes cenários, evitando o comprometimento de recursos;

  • Base para decisões

    A possibilidade de engenheiros e gestores tomarem decisões a partir de resultados apresentados em ambiente virtual;

  • Risco minimizado

    Riscos operacionais minimizados por conta da simulação de atividades reais sem oferecer prejuízos a pessoas e equipamentos.

O uso de inovações tecnológicas em treinamentos oferece oportunidades em relação a tomada de decisões, melhoria de projetos e ganhos produtivos.

Aumento de produtividade em números

O uso de simuladores para o desenvolvimento e a reciclagem de profissionais permite uma grande economia de tempo e dinheiro, devido à facilidade de repetir e testar cenários reais em um ambiente controlado.

Simuladores permitem que operadores possam planejar, testar ou executar suas atividades para alcançar a perícia necessária no ambiente real para diminuir o tempo da operação, reduzir consumo de insumos, ou diminuir falhas.

Um projeto chamado European Advanced PartSim, realizado através da união de centros de pesquisas e empresas da Alemanha, Áustria e Eslovênia, resultou na otimização dos processos de desenvolvimento na indústria de plásticos. Com a aplicação da tecnologia de realidade virtual, foi possível reduzir os custos operacionais em mais de 50% e o tempo de desenvolvimento dos produtos em mais de 40%.

A gigante Siemens, fabricante de diversos produtos nas áreas de energia, infraestrutura e indústria, conseguiu um aumento de produtividade em 20%, além de reduzir o tempo de produção em 60% e seus custos operacionais em 30% – tudo isso por meio de simulações e modelos virtuais.

De acordo com estudos realizados na Suécia comparado o desempenho de dois grupos de profissionais – em que o primeiro recebeu treinamento de 10 horas no simulador virtual e 20 horas na máquina, enquanto o segundo recebeu treinamento de 100 horas na máquina em situação real de campo, os resultados apontaram que os dois grupos alcançaram o mesmo rendimento e qualidade de trabalho.

Do ponto de vista da educação e da formação de profissionais, o uso da simulação virtual permite uma variedade de experiências, diferentes cenários técnicos e de planejamento, que podem ser definidos e analisados, gerando um grande retorno financeiro e operacional para as empresas.

Aplicabilidade ampla em todas as indústrias

O valor associado aos treinamentos com uso da simulação virtual reside na capacidade de inovação, eficiência e segurança nas empresas.

Devido à exigência para a criação de cenários de planejamento, formação e testes, buscando uma maior eficiência e menor exposição a riscos, a tecnologia aplicada fornece uma valiosa gama de benefícios que podem favorecer aplicações na indústria automotiva, no setor de transporte, na indústria aeroespacial, na indústria de defesa, na indústria de engenharia mecânica, óleo e gás, agricultura e mineração.

Saiba mais sobre a Oniria, suas soluções em tecnologia, treinamentos e todo o potencial oferecido à sua empresa. Entre em contato hoje mesmo e fale com um dos nossos consultores!

Baixe o Ebook APRENDA COMO SE PREPARAR PARA IMPLANTAR UM SIMULADOR