75% dos líderes são insatisfeitos com treinamentos
No ano de 2015, cerca de 356 bilhões de dólares foram investidos por empresas ao redor do mundo em formação e treinamentos de seus colaboradores e líderes. Tal investimento não vem, porém, trazendo os resultados esperados: de acordo com artigo publicado pela Harvard Business Review, em uma pesquisa realizada em 2011 com aproximadamente 1500 gerentes sênior de 50 companhias diferentes, 3/4 dos entrevistados (75%) se disseram insatisfeitos com o treinamento corporativo oferecido por suas empresas.
Os investimentos em formação e treinamento foram apontados como fatores fundamentais para alcançar os resultados corporativos por apenas 1/4 dos profissionais que participaram da pesquisa. Mas a que se devem estes números diante do massivo investimento realizado pelas companhias?
O principal problema costuma estar relacionado não ao treinamento em si, mas à dificuldade encontrada pela equipe em aplicar os conhecimentos adquiridos à realidade do dia a dia e à estrutura organizacional vigente. Entenda quais são os fatores que podem atuar como barreira para um treinamento corporativo eficaz, as possíveis soluções para o problema e como a gamificação pode ser uma delas:
Treinamento corporativo: onde está o problema?
As principais dificuldades e barreiras enfrentadas pelas empresas costumam ser:
Soluções para o treinamento corporativo
Missão, visão e valores da empresa
É importante despertar a consciência da equipe em relação aos objetivos da organização, incentivando-os a pensar sobre sua missão, visão e valores. Para tal, é interessante começar pelas lideranças, que devem não somente definir com clareza a estratégia da empresa, mas também atuar para inspirar e motivar suas equipes com relação a esta.
Notas anônimas
Incentivar que gerentes e suas equipes escrevam anonimamente sobre o que consideram ser as barreiras enfrentadas, considerando estas notas para redefinir questões de responsabilidade e relações dentro da empresa.
Na medida em que a equipe tem consciência dos objetivos da organização e os gestores das barreiras identificadas por suas equipes, é possível dar início ao treinamento. A etapa “know” ou consciência do funil de gamificação consiste em identificar pontos que podem ser corrigidos na estrutura empresarial e promover entre os colaboradores e a liderança a consciência dos valores e da missão da empresa.
Treinamento
O treinamento pode ser iniciado com um processo de coaching, oferecendo à equipe uma visão mais geral da empresa, seu funcionamento, sua estrutura e suas atividades cotidianas. A identificação de problemas e pontos de melhoria contribui para que possa ser desenvolvida uma estratégia de treinamento voltada para a obtenção de resultados. Além disso, é interessante que atenda às necessidades e perspectivas de crescimento profissional e qualificação dos funcionários da organização.
A etapa “learn” ou aprendizado do funil de gamificação está relacionada ao processo de capacitação e treinamento, utilizando-se de diferentes narrativas, formas de interação e mecânicas de jogos para estimular o aprendizado no ambiente corporativo.
Engajamento e reconhecimentos dos colaboradores
A realização de treinamentos deve contribuir para o engajamento dos colabores com relação aos objetivos da empresa. Para tal, é interessante que os treinamentos contem com um processo de feedback bem estruturado, bem como formas de demonstrar reconhecimento pelos resultados alcançados pelos colabores ao longo e ao término de sua realização.
Criação de lideranças
Como parte das soluções para o aprendizado e a capacitação no ambiente corporativo, é interessante definir sistemas para o desenvolvimento de talentos e a formação de novos líderes, colaboradores que portam grandes conhecimentos técnicos e experiência, engajados em relação aos objetivos da empresa.
Referência: Harvard Business Review
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