Serious games: o que são e como aplicar no seu negócio
O mercado de games no Brasil está expandindo, mas o que também está crescendo é o número de empresas que está recorrendo a estratégias de gamificação para desenvolver habilidade e competências dos colaboradores e atingir melhores resultados. Assim, não existem apenas os games voltados para o entretenimento, mas também os chamados serious games, ou jogos sérios, que têm por objetivo entreter, mas principalmente inserir o participante em uma situação específica para que ele tome decisões e encare desafios.
Portanto, os games têm algumas variações que é importante conhecer para aproveitar melhor as estratégias de gamificação.
Classificação dos games
1. Games de entretenimento
São voltados para o entretenimento do usuário e não têm outro objetivo. De maneira geral, existe uma meta a ser conquistada e um prazo determinado para isso. Existem diversas categorias de games de entretenimento, como de gerenciamento de tempo, ação, arcade, estratégia, entre outros. A diferença entre eles é o cenário, a história, os personagens e as metas, mas o resultado é similar.
Esse tipo de jogo geralmente tem um ranqueamento ou o jogador deve passar de fase e conquistar diversos níveis. Neste caso, pode-se apenas chegar a um nível superior ou alcançar um resultado excelente. No entanto, não há um objetivo maior que a competição e o entretenimento em si mesmos.
2. Serious games
Os jogos sérios podem ser divertidos, mas seu objetivo não é esse. Na verdade, a intenção principal dessa categoria de games é fornecer uma experiência diferenciada, que pode servir para diferentes finalidades, como treinamento, educação, desenvolvimento de habilidades etc.
Assim, os serious games são formatados como um game, possuem elementos de jogos e são efetivamente jogados pelos participantes, mas fornecem algum tipo de aprendizado. São, portanto, dispositivos voltados para a educação, que ajudam na comunicação e na assimilação de conceitos e trazem como resultado a melhoria na tomada de decisão, o desenvolvimento de estratégias e o desempenho de diversos papéis diferentes.
Nesse cenário, existem diversos tipos de serious games. Veja quais são eles a seguir.
2.1 – Advergames
Essa categoria de serious games alia os jogos à publicidade, sendo uma estratégia de comunicação mercadológica para divulgar empresas, produtos, marcas etc. No entanto, é importante ressaltar que os advergames incluem não apenas jogos totalmente publicitários, mas também aqueles que possuem publicidade na interface.
Devido a suas características, os advergames acabam auxiliando a reforçar a imagem da marca e a coletar dados de clientes, já que, ao se cadastrar para uma promoção, por exemplo, os dados ficam armazenados na empresa para utilização posterior.
2.2 – Game based learning (GBLs)
Estes são games educativos cuja proposta é equilibrar o assunto do jogo com o entretenimento e a habilidade do jogador de reter conhecimentos e aplicá-los em uma situação real. Porém os GBLs não são restritos à área da educação. Eles também podem ser aplicados em quaisquer outros setores que busquem capacitar colaboradores, fornecer uma experiência diferenciada que permita compreender quais decisões devem ser tomadas e quais são as consequências delas.
Ou seja, por meio dos GBLs é possível aprender e evitar erros no futuro, tomando decisões mais assertivas. Além disso, pode-se desenvolver habilidades, aumentar a segurança dos colaboradores (devido ao treinamento de uso dos equipamentos com os GBLs) e reduzir custos, já que a aplicação dos GBLs pode ser feita para diversos colaboradores ao mesmo tempo.
Serious games x simuladores virtuais
Nesse contexto, é importante diferenciar os serious games dos simuladores virtuais. Enquanto o último projeta um cenário diferenciado e faz uma simulação da realidade, os jogos sérios possuem um objetivo específico, que não permite muito a exploração. Assim, o grande diferencial é a própria mecânica da estratégia utilizada.
Assim, os simuladores virtuais fazem com que os colaboradores sejam testados em situações específicas, mas não sejam expostos a riscos. O nível de realidade destas ferramentas é bastante grande, já que é aliada a tecnologia 3D a equipamentos imersivos. O participante interage com o ambiente simulado e tem a oportunidade de verificar as consequências de suas ações. Por isso, tem a oportunidade de repensar conceitos e atitudes.
Vantagens dos serious games
Conforme apresentado, os serious games apresentam diversas vantagens, de acordo com a necessidade da empresa e o objetivo do game. Mas quais são seus reais benefícios?
Exemplos de simuladores virtuais
Com um simulador virtual uma empresa pode capacitar seus colaboradores e ter uma apreensão do aprendizado até 3 vezes maior. Nesse sentido, um dos cases de sucesso com os serious games foi o SimMaq3D, projetado pela Auttom e Oniria. Criado com base na simulação virtual, o software é voltado para o aprendizado e apresenta características de interatividade, informação, ensino e economia, sendo uma estratégia diferenciada em relação ao ensino tradicional por simular situações que ocorrem na indústria. Assim, o aluno coloca-se frente a problemas que precisará resolver frequentemente quando estiver no mercado de trabalho.
Mas o que SimMaq 3D faz? Ele reúne cinco máquinas virtuais para que o aluno aprenda. São elas: portão garagem, planta de controle de nível e temperatura, elevador quatro andares, classificador de peças e controle de tráfego por semáforo. O software pode ser usado nas modalidades automático ou manual, possui uma interface simples e gráficos em 3D.
Outro exemplo de aplicação é o simulador Mectron – versão Nightvision, da Oniria. Esse simulador de míssel superfície-superfície antitanque MSS 1.2 agora conta com uma melhor visão noturna, permitindo que as imagens sejam visualizadas nitidamente. Esse simulador é utilizado no serviço militar e a visão noturna auxilia a ter uma visão melhorada e ampliada, economizando treinamentos com o equipamento real.